quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Estrelas


Fato:
Existem mais músicas do que estrelas no céu.
Mais boas músicas do que músicas ruins.
E mais idiotas do que sábios que discordam de tudo isto aí acima!

terça-feira, 2 de setembro de 2008

O homem so utiliza 10% do cérebro?

O mito: Um fator que certamente alimentou a propagação deste mito é o fato de que ele proporciona uma explicação "científica" para a suposta capacidade psíquica ou paranormal de certas pessoas. Enquanto os meros mortais utilizam somente 10% de seu cérebro, algumas pessoas teriam a capacidade (inata ou desenvolvida) de utilizar os 90% restantes, desenvolvendo poderes mentais muito além do geralmente aceito pela ciência. O mesmo argumento é às vezes empregado na propaganda de técnicas ou cursos de desenvolvimento mental que garantem, por exemplo, a obtenção de uma incrível capacidade de memorização.Infelizmente, por mais que esta idéia inspire nobres esforços em busca do auto-aperfeiçoamento, sabe-se que, apesar de a evolução ter gerado uma certa redundância nos circuitos do cérebro, ele é usado por completo. Diversas técnicas empregadas pela neurociência moderna (tomografia, ressonância magnética, etc) mostram que não existem áreas inativas no cérebro. Como determinadas funções são concentradas em áreas específicas do cerébro, pode ocorrer que em um dado momento uma certa função (e sua região cerebral correspondente) não esteja sendo utilizada. Isto é, não utilizamos 100% do nosso cérebro durante 100% do tempo, mas utilizamos todo o cérebro ao longo de nossas diversas atividades normais.Mesmo sem o conhecimento destes fatos, não seria muito dificil identificar a falsidade deste mito. Afinal de contas, se a maioria das pessoas deixassem 90% de seu cérebro ociosos, um traumatismo craniano que envolvesse a perda de massa cerebral não seria algo tão grave a não ser que a vítima tivesse o grande azar de perder os 10% importantes. Alguém já viu um médico dizer para a família de uma vítima de um tiro na cabeça, "Seu filho teve sorte, a bala atingiu uma área ociosa do cérebro... "?. Da mesma forma, 90% dos tumores de cérebro seriam facilmente resolvidos, podendo a área afetada ser retirada sem maiores problemas.Alguém poderia argumentar que os 10% referem-se não ao volume do cérebro, mas a algum índice de atividade (como sua velocidade de processamento ou capacidade de armazenamento). Entretanto, não se conhece nenhuma técnica para a determinação de um limite teórico para estes processos, de forma que seja possível determinar a eficiência do cérebro de uma pessoa em particular. Assim, qualquer quantificação desta eficiência seria nada mais que um "chute", sem qualquer sentido real.A origem exata deste mito é desconhecida, mas provavelmente deriva da interpretação errônea das primeiras pesquisas sobre o funcionamento do cérebro, no início do século XX. Aparentemente, Einstein inadvertidamente colaborou para a propagação deste mito ao usá-lo para responder a um jornalista que lhe perguntou a razão de sua grande inteligência.

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Ensaio

Rendo-me:
Ao olhar clássico de menina
Ao desfilar dos anos nesta sina
A inocência da china
Segurar em crina
ao verde piscina

Espero:
O tchau quando me anima
As cores deste clima
Olhar pra cima
O lampêjo da esgrima
O acasalamento de uma rima

Desgosta-me:
Estrago de enchente
Gente xingando gente
criança em acidente
coração que mente
Amigo ausente

Não aceito:
Amor aparente
A palavra “delinqüente”
Ilusão confidente
Maldade latente
Viver passivamente!

Helder Soares

sábado, 30 de agosto de 2008

Retrato falado

Em Roma, no arquivo do Duque de Cesadini, foi encontrada uma carta de Públio Lêntulus, Procônsul da Galiléia, dirigida ao Imperador Romano, Tibério Cézar, em virtude deste ter interpelado ao Senado Romano acerca do Cristo, de quem tanto falavam.
Eis a carta que é um retrato fiel de Jesus.

“Existindo nos nossos tempos um homem, o qual vive atualmente de grandes virtudes, chamado Jesus, que pelo povo é inculcado profeta da verdade e os seus discípulos dizem que é filho de Deus, criador do céu e da terra e de todas as coisas que nela se acham e que nela tenham estado; em verdade ó Cézar, cada dia se ouvem coisas maravilhosas desse Jesus; ressuscita os mortos, cura os enfermos, em uma só palavra: é um Homem de justa estatura e é muito belo no aspecto. Há tanta majestade no rosto, que aqueles que o vêem são forçados a amá-lo ou temê-lo. Tem os cabelos da cor da amêndoa bem madura, distendidos até as orelhas e das orelhas até as espáduas, são da cor da terra porém mais reluzentes. Tem no meio da sua fronte uma linha separando os cabelos, na forma em uso dos Nazarenos; o seu é cheio, o aspecto é muito sereno, nenhuma ruga ou mancha se vê em sua face de uma cor moderada; o nariz e a boca são irrepreensíveis. A barba é espessa, mas semelhante aos cabelos, não muito longa, mas separadas pelo meio, seu olhar é muito aspecioso e grave; tem os olhos graciosos e claros; o que surpreende é que resplandecem no seu rosto como os raios de sol, porém ninguém pode olhar fixo o seu semblante, porque quando resplende, apavora, e quando ameniza faz chorar; faz-se amar e é alegre com gravidade. Diz-se que nunca o viu rir, mas, antes chorar. Tem os braços e as mãos muito belos; na palestra contenta muito, mas o faz raramente e, quando dele alguém se aproxima, verifica que é muito modesto na presença e na pessoa.
É o mais belo Homem que se possa imaginar, muito semelhante à sua Mãe, a qual é de uma rara beleza, não tendo jamais visto, por estas partes, uma donzela tão bela...
De letras, faz-se admirar de toda cidade de Jerusalém; ele sabe todas as ciências e nunca estudou nada. Ele caminha descalço e sem coisa alguma na cabeça. Muitos se riem, vendo-o assim, porém em sua presença, falando com Ele, tremem e admiram. Dizem que um tal homem nunca fora ouvido por estas partes. Em verdade, segundo me dizem os hebreus não se ouviram, jamais, tais conselhos, de grande doutrina, como ensina este Jesus: Muitos Judeus o têm como Divino e muitos me querelam, afirmando que é contra a Lei de sua majestade.
Diz-se que este Jesus nunca fez mal a quem quer que seja, mas, ao contrário, aqueles que o conhecem e com ele tem praticado, afirmam ter dele recebido grandes benefícios e saúde, porém a tua obediência estou prontíssimo - aquilo que Tua majestade ordenar será cumprido.
Vale da Majestade Tua fidelíssimo e obrigadíssimo.
L’indizione setima, luna seconda”.
Públio Lêntulus.

sozinho?

no centro do monsma!

Eu explico


On peut diviser les matières contenues dans les Évangiles en cinq parties: Les actes ordinaires de la vie du Christ, les miracles, les prédictions, les paroles qui ont servi à l'établissement des dogmes de l'Église et l'enseignement moral. Si les quatre premières parties ont été l'objet de controverses, la dernière est demeurée inattaquable. Devant ce code divin, l'incrédulité elle-même s'incline.

Aí que está o ponto: "Diante desse código divino, a própria incredulidade se curva". Curvamos para um código ainda inacessível e ao mesmo tempo sabido por todos. Faz-se então a credulidade no vazio absoluto? -Porque até o nada é cheio de vazio. Um copo meio cheio (o resto você já sabe). Chamo a isto de monsma! (uma utópica crença no nada absoluto em que faz curvar a incredulidade.)